domingo, 26 de fevereiro de 2012

Biblioteca publica de Amsterdam - Openbare Bibliotheek, OBA





Onde mora o saber - na casa dos pensamentos


A tempos que quero compartilhar aqui no blog um lugar que adoro em Amsterdam, mas como eu sou da turma do slow blog e tenho mil outras coisas que quero fazer, sempre fica pra depois. 
Hoje impreterivelmente vou falar sobre esse lugar maravilhoso e cheio de energia criativa: a Biblioteca Publica de Amsterdam a OBA. 
Imperdível! Para moradores ou turistas.
Pra começar a arquitetura encantadora. O prédio, com uma fachada toda envidraçada fica de frente para uma baía (o  Ijmeer)  trazendo pra dentro das salas de leitura muita luz natural e a paisagem externa de águas tranquilas. 
O arquiteto Jo Coenen é conhecido por inserir seus trabalhos no ambiente onde se encontram, mesclá-los à paisagem. No caso da OBA foi um pouco diferente. O arquiteto tentou visualizar, intuir como seria no futuro as redondezas, o entorno do lugar e planejou sua obra de acordo com o futuro da área. O resultado é um prédio aberto, transparente, com linhas abstratas e modernas. 
Sete andares recheados de muitas letrinhas e muito saber: livros, filmes, CDs e DVDs, games, revistas, jornais. 
Cada andar abriga um conjunto de saberes ou áreas: ciências, artes, filosofia, economia, música, esoterismo, matemática, educação, biologia, viagens e muitas  outras. Em cada andar tem inúmeras mesas, poltronas nos mais diferentes estilos de design, cabines onde você pode plugar seu laptop e estudar à vontade sem nenhuma interrupção.  Salas privadas de reuniões e encontros onde você pode acessar a internet. Computadores aliás é o que não falta na OBA, mais de 400 deles pra navegar e pesquisar.  
A parte de filmes e música é maravilhosa, com filmes de todas as nacionalidades, gêneros, estilos. A maioria deles na lingua original do filme, já que aqui na Holanda os fimes nao sao dublados, mas sim legendados em holandês. Artes nem se fala, livros e mais livros de artes pra encher os olhos. 

seção de filmes e musica


A parte chata disso tudo? a maioria do acervo de livros é em holandês claro!  Mas pra variar como o inglês é  "pau pra toda obra" em Amsterdam, também tem uma seção especializada em livros de língua inglesa (e outras mais). Dá pra se divertir muito com o que a Oba disponibiliza para os não falantes da língua nativa.
O andar térreo é diversão pura para as crianças. Uma área lúdica e confortável que convida a passar uma tarde inteirinha por ali. Tem livros de todos os tipos e também em inglês. Uma sala reservada para workshops de artes que acontecem com frequência por lá. Computadores também estão à disposição dos pequenos para consultas e pesquisa. 

Na seção infantil está em exposição uma obra da artista Karina Schaapman: Het Muizenhuis - The Mouse House. Karina construiu uma casa de camundongos com mais de 100 compartimentos como sala, quartos, cozinha, etc. Tudo em miniatura com detalhes minuciosos. A artista construiu a obra pra servir de cenário para um livro infantil que ela mesma escreveu que conta a história dos ratinhos Sam e Julia.

O livro está à venda nas livrarias da Holanda e do Japão. Também com edição em inglês. Vale a pena dar uma olhada na obra.

Aqui tem a versão digital do trabalho na pagina da Oba: The Mouse House 


*Website The House Mouse http://www.hetmuizenhuis.nl/
 



Foto do blog /picture from: http://hetmuizenhuis.blogspot.com/


No website da biblioteca você pode fazer consultas para ver se tem algum livro ou material do seu interesse. O website está conectado com a biblioteca digital. Se clicar algum nome na barra de pesquisa do site tudo que existir lá sobre o assunto aparece no resultado da pesquisa, inclusive em revistas e jornais.

Todos os recursos e serviços da Oba estão à disposição dos usuários através de planos anuais que utilizam um cartão. Existem planos de 20 a 100 euros anuais. Cada cartão (ou plano) dá direito a uma quantidade de material emprestado e recursos diferentes como uso da internet, etc. Consulte o website da Oba para mais informações (tem uma opção em Inglês).
Crianças e jovens até 19 anos tem acesso grátis aos serviços e recursos da Oba.
A Oba também tem um teatro no sétimo andar, programação sob consulta.

Atenção! O horário de funcionamento da Oba: aberta TODOS os dias das 10:00h às 22:00h. Tanto tempo assim não dá pra dar desculpa nenhuma, vai là...pode ser uma ótima oportunidade de começar uma história de amor com os livros, filmes, etc.


*A partir da Centraal Station +- 5 minutos de caminhada (lado direito se ficar de frente pra estação);
*Ao lado da Oba tem um estacionamento Oosterdok Parking;
*Tem também no subsolo ao lado um estacionamento grátis para bicicletas;


Você tem fome de quê?
Quando bater aquela fominha, só subir no sétimo andar onde tem o restaurante La Place que serve comidas self service: pratos quentes, frutas e sanduiches, sucos, café, chás e tortas. No verão o terraço tem mesas externas com uma linda vista da cidade.
Em frente a Oba pelo acesso externo tem o restaurante Vapiano que serve pastas, pizzas e saladas. Bem gostoso, para uma refeição sem grandes pretensões, recomendo!






*Mais fotos da OBA


seção infantil





  

                                vista do terraço





 

                                     
















Nenhum comentário:

Postar um comentário