domingo, 4 de março de 2012

KEUKENHOF, o parque das flores na Holanda





    
PREPARE-SE, a primavera  està chegando! 


...depois de um longo perìodo de recolhimento e introspeccão a natureza espicha seus bracos-arvore, alonga suas pernas-plantas e acorda do seu profundo sono do inverno. Agora, os brotos se preparam para atender ao apelo da luz solar e renascer mais uma vez em flores, frutos e sementes. Insetos, pàssaros e todos os bichos participam dessa grande festa de cores que è a Primavera, Rainha Absoluta das estacões. Perìodo de renascimento, real e simbòlico.
Essa època na Holanda tudo são flores! Literalmente, por todos os lados. - como se flores por aqui jà não fossem tão comuns. Fazem parte da alma nacional, sìmbolo da cultura pitoresco-campestre dos Paìses Baixos.


O parque das flores mais famoso da Holanda, o Keukenhof se veste com trajes de gala para receber seus milhares de convidados que chegam aos montes nessa època do ano, em busca de belezas e contentamento para os sentidos. 
Todos os anos o parque elege um tema para homenagear, esse ano o tema è: Polonia, o coracão da Europa. 
Para aproveitar bem sua visita tem algumas indicacões que você deve seguir. Pesquise antes de ir  ao parque qual a melhor data da floracão nesse ano.  Depende da època que você for os jardins  podem não estar totalmente floridos. 
Mas como escolher a data certa? Bem na verdade isso estã diretamente relacionado com o tempo/clima, o que na verdade não è muito fàcil de acertar...principalmente num paìs com temperaturas tão instàveis como a Holanda. 
Meados de Abril ou comeco de Maio seria teoricamente a melhor data pra visitar o parque. Jà fomos em três datas diferentes e posso afirmar: faz toda a diferenca! Em 2009 os jardins estavam absurdos de tão lindos, todos super floridos e muito, muito coloridos! Em 2010 estavam legais mas comparados com 2009 bem menos floridos. E no ano passado fiquei decepcionada principalmente porque fomos levar alguns amigos que estavam por aqui. 
O parque è lindo acho que vale a pena conhecer, mas è algo artificial comparado ao esplendor e abundância dos campos. Os jardins são todos montados e organizados metodicamente, ao bom estilo holandês, para esse periodo do ano somente. Existem laguinhos, exposicões, musica, restaurantes, toda a estrutura necessaria para receber os visitantes. Tudo impecàvel. Nos fins de semana sempre està cheio de visitantes, de preferência và cedo. 
A Holanda è famosa por exportar seus bulbos de flores para o mundo todo. São diversos tipos de flores sendo a tulipa a de maior destaque. Na regiào de Lisse onde fica o Keukenhof durante o passeio pelos campos você pode ver varias companhias que exportam seus bulbos.

Keukenhof fica situado entre Amsterdam e Den Haag na região dos bulbos Lisse.

*Keukenhof – Stationsweg, 166a / 2161AM, LISSE.
*PARQUE DE KEUKENHOF  (jardin das flores) - http://www.keukenhof.nl/en/ 

DICA SUPER: pedalar pelos campos de flores durante a temporada de floracão. Pegue sua bike e pedale nos arredores do parque Keukenhof ou na região toda de Lisse. Existem rotas que  seguem entre os campos de tulipas…MARAVILHOSO!!! Na minha opinião è o que hà de melhor pra se fazer na Primavera. È muito mais legal do que ir no proprio Keukenhof (que dependendo  da  època que vc for as flores podem não estar completamente abetas...).. Você tambèm pode levar sua bike dentro do trem  a partir de Amsterdam ou outra cidade da Holanda. Descer em alguma estacão pròxima dos campos (lembre-se de pagar o suplemento p/ bikes!) e passear entre os campos floridos de tulipas. È uma experiência maravilhosa, vale muito a pena. As ciclovias são excelentes, super seguras (lembre-se você està na Holanda!) . Os caminhos são lindos, pacatas vilas, cidadezinhas, bucòlicos caminhos, casas charmosas e super organizadinhas parecem casa de bonecas. Muitas pessoas fazem o percurso então provavelmente você irà encontrar muitos ciclstas pelo caminho. Haarlem pode ser uma otima opcão pra comecar o passeio, è uma pequena cidade na àrea






* Na entrada principal do Keukenhof tem um local de aluguel de bicicletas; o horàrio de funcionamento è das 9:30h às 18hs. As bikes devem ser devolvidas antes das 19:30h. Junto com as bikes vcoê ganha um mapa com as rotas dos campos, escolha uma rota conforme suas possibilidades. Lembre de levar àgua e um bom chapèu/bonè pra se proteger do sol.
* Nesse link do Keukenhof website você encontra algumas sugestões de rotas e onde alugar bikes na àrea externa do parque -  rotas de bikes
* Rotas de bikes (em inglês) - http://www.anwb.nl/fietsen/fietsroutes/zoeken
*Desfile de carros alegòricos revestidos de flores - http://www.bloemencorso-bollenstreek.nl/
* O COBRA MUSEUM vai inaugurar o "Cobra in the open" um jardim ao aberto nos arredores do Kasteel Keukenhof na primavera, com esculturas de seu acervo – 
de 22 de Marco a 22 de Outubro 2012. (fica fora do parque das flores!)

*CASTELO DE KEUKENHOF - http://www.kasteelkeukenhof.nl/ 

Transportes Publicos para o Keukenhof

A partir de Amsterdam - Na leidseinplein (mais ou menos em frente ao American Hotel , naqueles pontos de onibus que tem ali em frente).
Pegue o onibus vermelho 197 que vai para o Schiphol Airport (onibus passam 5  a 6 vezes p/ hora). No aeroporto você tem que trocar pelo ônibus linha 58 Keukenhof. Parada bem em frente ao parque. Existem tickets combi = bus + entrada no parque à venda no VVV escritòrios de informacoes turisticas (fica um pouco adiante do ponto de onibos numa casinha branca onde estão as siglas VVV).
Adultos-  25eur
+65 anos- 18eur
Criancas 4 /11 anos -11eur

*Alguma programacão no parque: (mais informacoes no site do Keukenhof)

Keukenhof 2012 open for public
22 march to 20 may
Chopin weekend
24 and 25 march
Dutch costume festival
30 march to 1 april
Bird of prey show
6 to 9 april
Easter weekend
6 to 9 april
The Easter Hat Parade
9 april
Flower Parade of the Bulb Region 2012
21 april
Artists at work
2 to 6 may
Sesamstraat op Keukenhof
5 and 6 may
Shanty Choirs
17, 18 and 19 may








6 comentários:

  1. Geni Maria Peres Lobato11 de abril de 2012 23:21

    Como vai? Vou para a Europa em maio. Chego em Londres no dia 09, mas meu curso de inglês começa no dia 14, então resolvi do aeroporto mesmo ir para Amsterdã. Estou encantada com seu blog! Parabéns!
    Aproveitando, você sabe qual o último horário do ônibus que sai do aeroporto para Keukenhof? É que como vou chegar à noite, pensei em já ir para lá, onde dormiria e passaria o dia seguinte, para depois conhecer Amsterdã. Grata!

    ResponderExcluir
  2. Olá, estarei em Amsterdã nos dias 14 a 17, e gostei muito de suas dicas! Parabéns! Me tira uma dúvida: o que seria essa evento no parque: Shanty Choirs ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Geni! mil desculpas por não ter visto seu recado antes, por algum problema meu blog não tava mostrando os recados...
    espero que tenhas feito um ótimo passeio pelo Keukenhof!Ótima estadia em Londres!

    Monica

    ResponderExcluir
  4. Fabio! pelo mesmo motivo que citei acima não vi seu recado antes...sorry! (o blog só mostrou os comentários ontem)
    O Shanty é um genero de música, relacionado ao trabalho, lembra um pouco musica tipica folclorica...esse é um grupo holandes desse tipo de musica,
    Boa estadia em Amsterdam, espero que o tempo ajude! hj já começou bem...

    ResponderExcluir
  5. Olá Monica, muito bom o blog!!! Parabéns!

    Vou para Amsterdãm no final de Julho, começo de Agosto. Com certeza não consigo pegar esses parques floridos?
    O que me indicaria para não perder de maneira nehnuma..fico apenas 3 dias.

    Muito obigada! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Monica, muito bacana o blog!

    Gostaria de te fazer uma pergunta! Estou indo para Amsterdam em junho, pelo que verifiquei no site do parque eles vao fechar no dia 20 de maio, minha duvida e: mesmo indo em Junho e possivel ver o campos floridos ? eles ficam abertos ao publico ? qual a melhor maneira de chegar ate eles ? Desde ja agradeco sua atencao. Abs!

    ResponderExcluir