sexta-feira, 4 de maio de 2012





Alguns eventos que estão acontecendo em Amsterdam por essses dias...

Hoje 4 de Maio comemora-se o Nationale Dodenherdenking na Holanda, algo como o Dia Nacional da Memória aos Mortos - II Guerra.Os holandese prestam sua homenagem à paz e as vitimas da guerra.
A comemoração principal acontece na praça DAM, dia 4 de Maio. A Rainha Beatrix e alguns membros da familia real vem até Amsterdam e realizam uma cerimônia que começa por volta das 18:50pm na Nieuwe Kerk (Igreja Nova, que fica na Dam Square mas na verdade funciona como um museum)  e termina em frente ao Monumento Nacional (na Dam Square tambem). O evento na Nieuwe Kerk é somente para convidados. Logo em seguida todos se dirigem à praça Dam onde a Rainha deposita flores no Monumento Nacional (uma espécie de obelisco em frente ao Bijnkorf) em homenagem as vitimas da Segunda Guerra e todo o país faz silêncio de 2 minutos, das 20h as 20:02h. O silêncio é total, os veículos param: trams, carros, onibus, etc, luzes se apagam, por 2 minutos. Também nos bairros são organizadas cerimônias e as bandeiras são hasteadas a meio mastro.

*No dia seguinte (5 de maio) acontece a Bevrijsdingsdag a festa para comemorar a libertação da Holanda da ocupação nazista. A cidade se organiza em shows espalhados por diversos locais. Também acontece algumas exposições relativas ao tema, como por exemplo no Museu da Resistência (Dutch Resistance Museum);

*Concerto no Amstel (musica classica) dia 5/05/2012 das 21h ás 23h - local bem central;
Amstel é o maior dos canais, onde fica o  Hermitage Museum, o show deve ficar localizado entre a  Ponte Skinny e Theatre Royal Carré; a Ponte Skinny ou Magere Brugg vale a pena visitar é um dos cartões postais de Amsterdam.
*Shows na Damsquare; mesma praça do Monumento a Libertação - centro
*Show na Beursplein, uma pracinha na rua Rokin aquela que liga o centro com a Centraal Station; bem no centro.

*website do 4/5 Maio programação: http://www.4en5meiamsterdam.nl/page/8821/nl (em Dutch, dá um google traductor)

*Esse site tem tudo o que está acontecendo em Amsterdam, cultura, exposições, shows, etc. http://www.iamsterdam.com/nl/visiting;
 
outras paradas...

*O Cirque du Soleil está se paresentando aqui até dia 3 de Junho.
CORTEO é o nome do show; vale super a pena assistir, como sempre os espetáculos do Cirque du Soleil são cheios de arte, poesia e alegria;

* Eye Film - abriu  recentemente o novo prédio do Eye Film, um museu do filme com programação diversificada. Na verdade o museum já existia e agora ampliou sua morada assim como suas atividades. O museu tem como finalidade promover a cultura cinematográfica através da exibição de sua vasta coleção de clássicos do cinema,palestras, educação, workshops, etc. Só o prédio já vale uma visita, o bar que fica no térreo tem uma vista belíssima pro canal e um lindo terraço externo. Para chegar até lá pegue o ferry atrás da Centraal Station. Ferry direçãoBuiksloterwegveer (o ferry é grátis).

*Van Gogh Museum Dreams of nature. Symbolism from Van Gogh to Kandinsk                 24.02.12_17.06.12                                                                                                              

Exposição dedicada ao simbolismo um movimento de pintura no final do século 19. Suas raízes estão na poesia e filosofia, também associado à musica.

*Exposição no Jewish Historical Museum
-Marc Chagall - 22.04.12 a 15.09.12 (apenas tres obras do mestre)
-Else Berg e Mommie Schwarz - 23.04.12 a 24.06.12 
Van guarda holandesa/ arte moderna; pinturas e desenhos do casal de holandeses que viveram em Amsterdam de 1910 a 1942. 
-Emmy Andriesse - 27.04.12 a 30.09.12
Um dos lideres da fotografia na Holanda no século 20. A artista é conhecida por suas fotos penetrantes do período Dutch Hunger Winter of 1944-1945. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário